sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lixo, reciclagem & zo












Eu não imaginei que eu iria abordar o assunto do lixo, mas achei interessante o que observei e por isso aí estão as fotos que não me deixam mentir. Em quase todos os bairros da cidade de Breda, existem pontos de coleta de lixo, como na última foto: geralmente é um container para lixo comum, um container para papel e papelão. um para roupas, um para plástico ( que está substituindo um que aceitava quase todo tipo de material em papelão e plástico, mas não embalagem tetra pak ou normal de leite e suco), um para vidro incolor e um para vidro colorido. Então como funciona: as pessoas vão acumulando seu lixo em casa e quando o saco plástico já está lotado, elas saem de suas casas com o saco plástico cheio e colocam no container apropriado e ainda vê se você também está colocando o seu lixo no container certo. Porque aqui o sistema social é altamente desenvolvido e se você não entra na linha é tachado de anti-social e perturbador da ordem, daí para chamar a polícia são três teclas no mobieltje, portanto aviso aos navegantes: coloquem seu lixo no local CERTO. Uma vez por semana passa o caminhão de lixo comum e retira o conteúdo como visto acima ( foto 1 a 4). Como os outros containers são esvaziados eu ainda não vi, também não fiquei de prontidão porque tenho mais o que fazer. As casas não abrangidas por esse sistema têm seu lixo normal recolhido uma a duas vezes por semana, se você mora nos bairros ou no centro respectivamente. Daí vem a pergunta: mas o lixo fica onde? Se você mora em apartamento, fica dentro mesmo acondicionado em saco plástico; se você mora em casa, você condiciona primeiro no saco plástico preto e depois nos carrinhos de lixo que em Florianópolis só os prédios usam, senão me engano, já faz duas semanas que saí e não me lembro de mais nada. Para onde o lixo vai eu não sei, sai do meu campo de visão e eu fico imaginando que a prefeitura faça um bom proveito com o meu lixo. Mas só para terminar, você que tem um vizinho almofadinha pode imaginar que ele guarde seu lixo em casa e uma vez por semana ele pegue o saco plástico e leve para um local de containers de lixo? Primeiro ele não iria levar nada, a empregada faria; e segundo, provavelmente, ele iria excomungar a prefeitura que violou seus direitos a retirada do lixo todos os dias, afinal ele paga para isso. Sim, meus caros, aqui também se paga, mas esse sistema é duplamente benéfico: 1 - o custo de caminhões, diesel e pessoal é menor, pois se passa uma vez e não seis vezes por semana; 2 - você ao ver o seu lixo acumular, pensa muito o quanto que você deixou de ser ser humano e se tornou porco!!!!

3 comentários:

  1. Esses containers são novos e o maior volume se encontra debaixo do piso e ele já possui um compactador para maior duração. Muito interessante esses sistemas. Aqui logo tambem vão começar a restringir os dias de coleta pois o custo é alto e logo vamos ter que começar a fazer o mesmo. Isto é, guardar o lixo em casa. Quero ver o que vão fazer com as cascas de camarão, Bem vindo ao mundo comunitário realmente.

    ResponderExcluir
  2. E ai tem algum concerto de jazz? Como esta o verão com musica e cerveja de verdade?

    ResponderExcluir
  3. Cerveja, eu bebi bastante na última sexta em um bar na Grote Markt pois era aniversário da filha de uma das primas do lado Steenbakkers da família. Além de beber e conhecer mais parentes, depois da terceira cerveja, estava falando fluentemente holandês!!!! Em relação ao jazz, acho que todo maio tem um festival por aqui, mas ontem fomos a um bairro onde em alguns cafés tem jazz e interessante o seu comentário porque minha cara metade disse quando estávamos voltando para casa, que quando você vier aqui, temos que levá-lo aquele bairro.

    ResponderExcluir