quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bicicleta ou simplesmente: "fiets"!





Já comentei em um post sobre as ciclovias por aqui, desta vez vamos falar de como é a vida de uma bicicleta por aqui. Ela é tratada com muito carinho, sempre tem pelo menos dois dispositivos de segurança contra furtos, um na roda traseira que se tranca a chave e outro uma corrente com cadeado também a chave que se amarra bem a bicicleta em qualquer lugar seguro como pode ser visto na foto 2. Na cidade de Breda existem quatro lugares no centro da cidade onde se pode deixar a bicicleta de graça pois existem seguranças da prefeitura só para isso. Um desses lugares é o que mostra a foto 3: você entra com a sua bicicleta, um dos segurança coloca uma etiqueta com um número na sua bicicleta e entrega a você um papel com o número da sua bicicleta, você estaciona a sua querida em um lugar vago e na saída você apresenta o seu número e o segurança confere a etiqueta e pronto! Sua bicicleta ficou todo tempo sendo cuidada sem você ter o medo de não vê-la mais quando voltar. Mas há quem prefira estacioná-la fora, com todos as correntes cadeados e sistemas anti-furtos disponíveis no mercado. Muitas pessoas também vão de bicicleta até a estação mais próxima e de lá comutam para outras cidades de trem e por isso se vê muita bicicleta estacionada perto de estações, como na foto 1 em Rotterdam. Ontem mesmo vi uma reportagem que ano passado foram vendidas 1.200.000 de bicicletas na Holanda e dessas, 153.000 eram elétricas. A bicicleta elétrica está ganhando espaço principalmente para pessoas que preferem viver em uma cidade e trabalhar em outra e para tanto fazem uso das ciclovias intermunicipais usando menos esforço físico. A ideia é pedalar menos e deixar a bicicleta ganhar mais impulso. Este tipo de bicicleta pode chegar a 27km/h sem problemas. Outra boa ideia para o meio ambiente!!!

2 comentários:

  1. Muito boa ilustração Lena. Uma pergunta como esta se saindo o sistema de bicicletas comunitarias? Se é que foi implantado ai na Holanda, é claro. Pois tenho visto em operação em Barcelona e me falaram muito bem do sistema em Berlin.

    ResponderExcluir
  2. Eu desconheço algum sistema de bicicleta comunitária na Holanda. O único lugar que eu sei que você pode usar bicicletas brancas e de graça é no Parque Nacional Hoge Veluwe, onde há também o museu de artes Kröller- Müller e depois pode retorná-la em qualquer ponto do parque.

    ResponderExcluir