quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hora da TV


Hoje vou falar sobre programas da televisão holandesa. A Holanda tem três canais de televisão pública: o Nederland 1, Nederland 2 e Nederland 3. Ainda tem os canais RTL 4, 5, 7, e 8, Net 5, SBS 6, Veronica. Todos os canais chegam via cabo e inclui na sua grande maioria, ainda alguns canais belgas como o Éen, Canvas e Sporza. Tem também National Geographic, Discovery Channel, Animal Planet e BBC 1. O canal alemão ZDF também está presente. Os canais NED 1, 2 e 3, são informativos, programas para crianças como a Vila Sésamo, quase não vejo desenho animado para crianças, sempre há atores, ou algo pedagógico. Há muitos programas de debates, documentários e jogos de entreternimento. Pois na cateogria deste último, no NED 1 tem o meu programa favorito que é o Lingo. Duas duplas se rivalizam para ver quem acerta a palavra de seis letras, sabendo de antemão apenas a letra inicial. É um tipo de jogo da forca, mas meu holandês melhorou bastante depois desse jogo. Aliás esses tipos de jogos têm bastante por aqui e nos canais belgas. O grande hit do momento é no canal RTL 4 o "Holland's Got Talent", que é uma competição dos mais talentosos da Holanda. Tem o menino que canta, um grupo que dança, e assim vai. Tem muito jornais, eles repetem o dia inteiro, para você que não entendeu a notícia muito bem, não tem problema eles repetem daqui a quinze minutos. O Net 5 tem muitas séries americanas, assim como o Veronica. O mais interessante é tentar entender o que eles estão falando, porque, por exemplo, tem um programa de debates sobre futebol, de repente um diz uma coisa e todos começam a rir e você dança. Daí vem outro fala outra coisa, riem de novo e, no meu caso, eu rio junto porque de jeito nenhum com a rapidez com que eles falam eu vou entender tudo nos mínimos detalhes. De vez em quando eu uso o tele texto com as legendas em holandês, daí o negócio fica bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário