sábado, 18 de setembro de 2010

Tot straks

Esta é a minha última postagem desta minha estada na Holanda, certamente outras virão. Desta vez não tem foto ou video, pois o amor que sinto por este país é muito maior do que qualquer imagem ou palavra. Aqui eu me sinto em casa, como eu ouvi uma vez: é como se um enorme cobertor quentinho cobrisse você e você se sentisse aconchegado. É assim que me sinto. A Holanda não é perfeita, os holandeses não são perfeitos, mas aqui na região de Noord-Brabant, eles sabem extrair o melhor que o país tem a oferecer: natureza, ciclovia, qualidade de vida, bares, restaurantes, cinema, teatro, boas conexões de trens. Já sinto saudades daqui só em pensar em voltar ao Brasil. Aqui eu sou feliz sem fazer força. Aqui me sinto desestressada e em paz comigo mesmo. Talvez seja a pequena distância entre as cidades e a proximidade das fazendas com as cidades que me encanta, facilmente atingida por trem, ônibus ou bicicleta. No Brasil, somos dependentes do automóvel e para ir a um local distante precisamos dele porque algumas vezes não tem meio de transporte até o local ou este é deficiente. Daí você se encontra no meio do trânsito, com um monte de carros, todos estressados, até mesmo quando se vai a praia, é muito ruim. Aqui também tem estresse de congestionamento entre as principais cidades, mas eu não entendo porque o pessoal não usa o trem. Eles não sabem mesmo o quanto são afortunados, é bem verdade que eles pagam bem para ter esta qualidade, eu também pagaria para tê-la, mas no Brasil, o dinheiro se esvai em corrupção e ineficiência administrativa. Nederland, ik hou heel van jou, ik kom zo gauw terug, wacht op mij. Tot straks!!

Um comentário:

  1. Fique tranquila que tu voltas Já. Não se desespere encare essa vinda ao Brasil com férias, não termina aqui. Você tem sorte de saber os dois lados muitos deles ai não dão mais valor por não saberem como as coisas poder realmente piorar. Bem, enfim. um bom retorno (se é que podemos dizer assim) e meus parabéns pois neste tempo que estavas escrevendo pude fazer minha viagem virtual para a Holanda que é um de meus países preferidos. Um grande beijo e lembranças a todos por ai. E te esperamos (todos vocês) com muito amor.

    ResponderExcluir