quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Paixão holandesa







Hola, qué tal? Bien, a maior paixão holandesa é a Espanha. Todo o verão uma enorme quantidade de holandeses descem ao sul europeu para disfrutar as praias, bares e vida latina. Muitos descobriram também a Itália, Grécia, Turquia e mais recentemente Portugal. Mas a Espanha ainda é a preferida. Devo admitir que os espanhóis na sua maioria são simpáticos, mas eles falam apenas espanhol e muito pouco holandês domina esta língua, mas com certeza eles sabem pedir: una cerveza más, por favor. Mas eu soube que na verdade muitos holandeses vão a Espanha e ficam naqueles campings com mais um monte de holandês e/ou hoteis onde há muitos holandeses ou ingleses, quer dizer, muda o lugar mas a gente continua a mesma. O lugar ideal para sol, praia, cerveja e vida noturna é a Costa del Sol, Andaluzia. Esta região começa próxima de Málaga e se estende a Gilbratar, tendo Fuengirola, Marbella e Estepona como cidades mais conhecidas. Eu estive em Marbella em início de setembro e recomendo, pelo menos fora da grande temporada de julho e agosto, pois daí é gente demais para o meu gosto. Aliás Florianópolis poderia aprender muito com a arquitetura urbana dessas cidades-praias do sul espanhol. Em Marbella e algumas outras cidades tem o Paseo Marítimo que seria o calçadão de passeio, corrida e bicicleta, mas se observarem a foto acima, não se parece nada com a indecência do calçadão da Beira Mar, com aquele asfalto horroroso. Aqui tem bares, restaurantes, o passeio é largo com árvores e muito agradável. As praias são decentes, o problema são as rochas no mar o que torna a entrada no mar de pé descalço um perigo. Todas elas têm BANHEIRO E CHUVEIRO PÚBLICO, viu moçada da prefeitura florianopolitana. Da próxima vez que alguém me disser que Florianópolis é uma cidade modelo de qualidade de vida, primeiro eu terei um ataque e depois eu direi que a cidade manezinha deve aprender com pelo menos os espanhóis. Não que eles sejam perfeitos, mas é um bom começo. Em Puerto Banús, que é uma região de Marbella construída para os mais ricos do mundo - o que quer dizer hoje em dia que os maiores criminosos passam suas férias ou moram aqui- , pode-se ver uma enorme marina com enormes iates. Mas eu acho que a crise chegou lá também porque havia muitos iates a venda pelos preços módicos de 4 milhões de euros o mais barato. É claro que eu coloquei meu nome na lista de futuras compradoras de um iate daqueles assim que a mega sena da virada sair para mim no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário