sábado, 14 de agosto de 2010

Utrecht






Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda. Ela fica bem no meio do país e onde todas as linhas de trens se cruzam para chegar ao outro lado do país. A matriz da empresa férrea NS é aqui, assim como a matriz de um dos maiores bancos da Holanda, o Rabobank. Utrecht é também uma cidade com uma das maiores e mais antigas universidades da Holanda. A Faculdade de Direito e a Faculdade de Letras estão em prédios históricos no centro da cidade, e o restante da Universidade está em dois campi ao redor da cidade. Eu já morei nesta cidade e guardo por ela um profundo carinho. Aqui eu fiz meu mestrado, foi aqui que morei por quase um ano ( faltaram cinco dias para completar um ano), foi aqui que aprendi a amar este país, foi aqui que aprendi as minhas palavras em holandês, foi aqui que vi neve cair pela primeira vez na vida. Já faz um bom tempo, mas a cidade mudou pouco. A maioria das lojas continuam no mesmo lugar, as ruas conheço ainda bem, caminho com desenvoltura nesta cidade de pequenas ruelas, casas antigas. Lembro bem que a primeira vez que caminhei pela cidade, foi em um domingo, e achei que estava na Disneyworld. Não tinha ninguém na rua, íamos para Haia passear. Ano passado quando estive aqui pela primeira vez depois de minha volta para o Brasil, eu chorei. Chorei de saudades de um tempo que não volta mais. Eu sei que aproveitei o máximo que pude, mas deixar tudo para trás foi para mim muito difícil na época: eu amo Utrecht, eu amo a Holanda. Desta vez, eu fui a biblioteca da Faculdade de Direito ( entrada na foto 1) que fica no centro e possui três andares de livros de Direito de dar inveja a qualquer universidade brasileira. Revivi aqueles tempos de estudante. Conheço ainda todas as escadas e esconderijos para chegar mais rápido a estante desejada. Talvez hoje eu não escolha mais Utrecht para morar, porque, para mim, ela está um pouco abarrotada de gente, para quem agora está aprendendo a viver no sul do país que é mais tranquilo. Mas o meu amor por ela ainda permanece. Bedankt voor alles Utrecht. Ik hou van jou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário