quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Povo nativo


Depois de algumas postagens, vocês conhecem um pouco das cidades, da comida, das lojas, mas e como é o povo que vive aqui? São frios? Altos? Simpáticos? Laranjas? Quero deixar claro que o que escrevo é apenas o meu ponto de vista e que de maneira nenhuma é igual a todo estrangeiro que vive aqui ou vem a passeio. Cada um tem a sua experiência. Eu conto a minha. Os holandeses e as holandesas de maneira geral têm uma beleza física invejável. Não são todos, mas a percentagem de feios é pequena, porque logo que você encontra um feio na rua, vem dois lindos caminhando atrás, portanto você esquece a feiúra e só se recorda das coisas boas da vida. Na TV, eu imagino que o departamento de recursos humanos tenham muito trabalho em saber qual é o mais bonito ou mais bonita para apresentar os telejornais. O canal Nederland 1 é o melhor de todos. Tem um monte de apresentador e apresentadora para todos os gostos. Dá prazer ver as notícias e tentar entender a língua holandesa. A estatura em média é alta. Quando eu cheguei eu vi na TV que a estatura média das holandesas é 1,67m, bem eu com os meus 1,64m estou na margem de erro, será? Você pode pensar: ah não são tão altas. Sim pode não parecer, mas vai comprar calças para você ver! Eu escutei de uma belga um conselho: "aproveite o verão e compre as bermudas feitas para elas, assim você consegue uma calça confortável, logo abaixo da canela. Porque calça, nem pensar". A belga comprou uma bermuda que ficou bem nela, como calça, e ela é um pouco mais baixa do que eu. Os holandeses são de modo geral altooosssssssss. E as próximas gerações estão cada vez mais chegando ao teto das casas, um problema para a construção civil local! Quanto ao aspecto emocional, eu acho os holandeses(as) simpáticos ( não sei se é o verão que deixa todo mundo alegre), comunicativos. É raro encontrar um que seja tímido. Eles podem parecer na deles, mas se você pergunta algo, eles respondem numa boa, e até prolongam a conversa. Dizem que há diferença entre o holandês abaixo do Reno e do Maas e os da banda de lá de cima. Eu morei em Utrecht (da banda de cima) e posso dizer que lá eles foram muito simpáticos comigo também, mas talvez os do sul não estejam ainda de saco cheio, desculpem a expressão, dos estrangeiros que vêm morar aqui e não se 'integram'. Há um grande debate sobre a quantidade de estrangeiros (allochtone) que vivem aqui e não falam holandês, e sei lá o que mais que deveriam fazer e não fazem. Posso dizer que mesmo não morando aqui, sempre que tentei me expressar em holandês, eu recebi primeiro uma cara de espanto, porque afinal como uma estrangeira que nem mora aqui, fala holandês( ou pelo menos tenta), e segundo, eles ficam tão felizes que continuam a falar comigo em holandês. Existe uma reclamação dos estrangeiros que vivem neste país que em algumas partes da Holanda, sobretudo em Amsterdam, você fala em holandês e o retorno é em inglês. Eu não passei por isso, pelo menos ainda não. Eu digo que minha língua é o português e como ninguém fala a minha língua materna, ficamos no holandês mesmo. Eu até digo que falo inglês, mas afinal estou aqui para aprender a arranhar a garganta e machucar o meu maxilar!! Bem, eles são simpáticos como eu disse, mas não esperem cumprimentos acalorados, como batidinhas nas costas e abraços afetuosos. Isso não existe por aqui. Tem sim três beijinhos no rosto, mas quando você já conhece a pessoa e se o(a) holandês (esa) depois de bater mais de um papo com você , der três beijinhos é sinal de que foram com a sua cara. Ponto para você!!!Esperem ELES (AS) darem os beijinhos. Não sejam afoitos! Eu acho engraçado que tem familiares que não se vêm faz anos, e o que fazem quando se encontram? Um aperto de mão e nada mais! Mas não é toda família assim, eu vejo no aeroporto gente nativa se abraçando, mas também foi o único local. Isso não quer dizer que eles sejam frios, eles são "contidos". Esse negócio de muito toque é demais para eles. Parecem um pouco como os autistas, mas pelo menos falam bastante. Ah isso eles fazem. Em todo lugar, toca o bendito celular. Nos trens, há lugares que é proibido atender celular ou conversar alto, é STILTE RUIMTE ( espaço silencioso). O atributo mais conhecido dos holandeses é o sovinismo, ou pão durismo mesmo. Mas eu não tenho ainda opinião formada.Na escola de holandês, uns estudantes ficaram em casa de família e um deles tinha duas fatias de pão no café da manhã e três minutos de banho por dia na casa onde ficou. Não é lá uma boa propaganda para os holandeses. Mas eu vejo que eles gostam de comprar, talvez quando a coisa aperte, eles não comprem muito. Ou será que eles são sovinas para os outros e para eles mesmos não? Fico sem resposta. Eu sei que a palavra que mais ouço por aqui é : zelfvertrouwen = auto-confiança. E eles tem mesmo, porque se acham!!!!Eles gostam de dizer que a lingua é dificil, portanto eles são capazes de falar uma língua complicada. Eles gostam de experimentar um monte de coisa nova, de falar confiante, de dizer que fazem isso e aquilo. As crianças são "treinadas" a serem independentes desde pequena, quem mostra insegurança, tem acompanhamento psicológico. Eles falam direto o que acham, sem rodeios, e a outra pessoa não tem um chilique, ela escuta e argumenta e assim começa a discussão em um nível, que eu particularmente nunca vi no Brasil, nem mesmo em debates na televisão. Eles não alteram a voz. Falam e escutam. Falam e escutam. Ninguém precisa concordar com você e nem deixam de ser seu amigo por pensar diferente. Apenas expressam sua opinião. O povo holandês não é perfeito, mas eles, ao longo do tempo, aprenderam a viver em sociedade e todo mundo sabe que tem seu espaço e que ele é pequeno porque logo ao lado tem outro holandês. O aprendizado de outras culturas é algo muito interessante, sempre há aspectos positivos a incorporar no nosso meio de vida. Quiças, eu aprenda a auto-confiança que ficou perdida em algum canto da minha vida como brasileira.

Um comentário:

  1. muito bom texto Lena, bastante esclarecedor sobre o comportamento Holandês e o que nos faz pensar sobre o nosso. Esse jeito tão brasileiro e pseudo alegre que temos.

    ResponderExcluir