terça-feira, 3 de agosto de 2010

's Hertogenbosch














's Hertogenbosch, ou apenas Den Bosch ( a pronúncia é "den bós"), é outra cidade de Noord-Brabant. Eu já havia estado aqui uma vez, mas desta vez eu tive tempo de conhecê-la melhor. Posso dizer que é uma das cidades na minha lista que eu escolheria morar. Gostei demais. Pode ser que depois de um tempo todo mundo ache que as cidades holandesas são parecidas com os mesmos estilos de casas, com o centro com as mesmas lojas, mas eu acho que cada cidade tem o seu toque particular. Den Bosch, por exemplo, não tem Grote Markt, apenas Markt. A Catedral de São João não fica na Markt, aliás, é uma catedral muito bonita, dizem por aqui que é a mais bonita da Holanda, portanto anotem no caderninho. O interessante é andar pela cidade e de repente dar com uma vista do campo, ao lado do rio que corta a cidade. Ou você caminha e acha um pequeno canal, um lugar calmo longe das lojas. O que mais me impressiona nas cidades e vilas holandesas é que elas têm muitas lojas, talvez porque ainda não esteja dissiminada a idéia de shopping centers, o centro é para onde as pessoas vão fazer compras. Algumas vezes tem um winkelcentrum, que seria para nós um centro comercial com algumas lojas. Bem, só sei que minhas pernas estão moídas de tanto andar, mas meus olhos querem ver mais...

Um comentário: