sábado, 5 de maio de 2012

Dia da Libertação ( 5 de maio)


No dia 5 de maio comemora-se o dia da libertação da Holanda dos nazistas no término da Segunda Guerra Mundial. Cada ano uma das doze províncias abre as festividades que acontece em todo o país. Este ano a abertura aconteceu em Breda, primeiro com uma cerimônia religiosa na Igreja Matriz com o Principe Wilhelm-Alexander, futuro rei da Holanda, o Primeiro Ministro Mark Rutte e pela primeira vez foi convidado o presidente alemão. Não sei bem o motivo do convite para o participante alemão na festa, mas fico imaginando se existe uma intenção de deixar claro que alemão não é sinônimo de nazista, ou se tem a ver com alguma intenção econômica por trás de tudo isso. Fico aqui pensando se não é o caso de ao comemorar a nossa independência no dia 7 de setembro, convidarmos o presidente português para ver quão felizes somos sem eles.


Após a cerimônia, o primeiro ministro abriu as festividades com fogo em uma pira, muito parecida com aquelas das Olimpiadas. O que gostei mais foi o discurso rápido de 2 minutos, algo bem holandês, preciso e direto, algo que com absoluta certeza os nossos políticos não sabem fazer. Daí veio a festa legal, ao som do meu cantor holandês favorito, Guus Meeuwis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!( na foto ele está sendo entrevistado pelo primeiro ministro).

Frio?! Sim 10C! Chuva e ventinho gelado, mas extremamente feliz. Valeu a pena esperar uma hora embaixo do guarda-chuva! Estou sorrindo até agora!

Um comentário:

  1. Bem, a festa começou boa então. Não podemos esquecer que agora os Alemães estão por cima. E ainda bem que não naquela posição onde muitos a setenta anos atrás gostariam. Mas a idéia de convidar os portuguêses para ver como estamos vivendo sem eles acho que não é necessário, pois eles estão por aqui em bando com aquele raciocínio típico que lhes são tão peculiar.

    ResponderExcluir