quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Maastricht







Maastricht fica na provincia de Limburg no sul da Holanda. Eu digo que Limburg é o rabicho da Holanda, um fiapo de terra entre a Bélgica e a Alemanha. Lá eles possuem um dialeto incompreensível para qualquer um que lá não nasceu. Limburg é a única parte da Holanda que tem morros. O mais alto tem aproximadamente uns 325 metros de altura (eu digo altura, porque chamar de altitude é até uma fronta). A cidade é da época dos romanos e ainda tem algumas ruínas remanescentes. O rio que corta a cidade em direção ao norte é o Maas. óbvio! A cidade é inundada de turistas todos os dias. Portanto, paciência, paciência. Você caminha um pouquinho, para um pouquinho, descansa um pouquinho e continua a caminhar. Eu achei engraçado que ela tem uns morrinhos e eu já me desacostumei a andar em lugar com inclinação. Fiquei cansada!!! Maastricht é um lugar onde há muitos músicos nas ruas e muitos bares. Lugar perfeito para aproveitar mais uma cerveja: "Meneer, een biertje, alstublieft!!!!" ( Senhor, uma cerveja por favor). Aqui a gente não chama o garçon de ei, psiu, ou qualquer outra interjeição, ok?!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Haia




Haia tem como nome completo: 's-Gravenhage, mas todo mundo chama a cidade de Den Haag. Em Haia ficam o palácio Noordeinde, onde a rainha mora, e o Parlamento Holandês (na foto acima). Apesar de Amsterdam ser a capital, é aqui que a Administração do país é organizada. Haia é a terceira maior cidade da Holanda com aproximadamente 485.000 habitantes. Ela tem um certo ar aristocrático, com casas muito bem conservadas. Os prédios mais modernos ficam perto da estação central e o centro da cidade apresenta algumas avenidas e calçadões largos. Aqui é a sede do Tribunal Internacional de Justiça e o Tribunal Internacional Penal. Este na verdade fica numa cidade bem ao lado de Haia. Perto daqui, fica a mais famosa praia da Holanda: Scheveningen, onde se pode chegar de bonde. Mas a água é gelada!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Wil je een biertje?




Vamos a um tópico diferente hoje: cerveja nacional. A mais famosa cerveja holandesa eu imagino que seja a Heineken. Mas a que eu mais gosto é a Grolsch. Provei a Hertog Jan, que é feita em Limburg, no sudeste da Holanda e é meio brasileira vista que está sob a administração da Inbev. Gostei bastante, mas a Grolsch ainda é a minha preferida. Além dessas existem ainda uma infinidade de cervejas locais, não tanto quanto na Alemanha e na Bélgica, mas considerável. Há também uma variedade enorme de cervejas belgas para todos os gostos tanto no supermercado quanto nos bares. Nos bares é comum a cerveja da máquina e se for essa que você quer é só pedir "Een biertje". ( literalmente, uma cervejinha). Um copo de cerveja normal custa em média entre 2,50 e 3,50 euros.

domingo, 22 de agosto de 2010

Delft







Delft é uma cidade conhecida na Holanda pela sua universidade especializada em Engenharia e pela cerâmica branca com desenhos azuis chamada de Delfts Blauw. Lembra muito os azulejos portugueses antigos, mas os dois estilos apresentam técnicas um pouco diferenciadas. A arte cerâmica é vendida em lojas e, nem preciso dizer, caríssimas. Aos sábados, Delft fica abarrotada de gente de olho no mercado de antiquidades que se estende pelo centro da cidade. Bem no centro fica uma grande praça com dois distintos prédios antigos: a Stadhuis, onde ficava a antiga prefeitura e a Nieuwe Kerk ( Nova Igreja), do século 14 e 15, com sua torre de 108,75 metros, a segunda mais alta da Holanda depois da de Utrecht. Aí está enterrado Willem van Oranje, conhecido como o Vader des Vaderlands ( o Pai da Pátria). Foi ele que incentivou para que a Holanda se tornasse independente do Reino da Espanha. A guerra durou 80 anos e culminou com a independência da Holanda em 1648. Entretanto ele morreu logo no inicio, em 1584. A Família Real Holandesa é descendente deste senhor. O engraçado é que há uma estátua na frente da Igreja e você talvez ficasse imaginando que deveria ser do Willem visto que ele está enterrado ali, mas não. A estátua é de Hugo Grotius, que nasceu em Delft em 1583 e é conhecido como o precursor do Direito Internacional. Há também a Oude Kerk (Igreja Antiga) de 1246. A cidade é muito bonitinha, com ruas estreitas e canais lembrando sempre aquele ideal de cidade holandesa que nos vem a mente quando pensamos neste país europeu. Ela se situa entre Haia e Rotterdam o que a torna propicia para um agradável dia de visitas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais uma parte de Breda




Existe um bairro ao sul de Breda chamado Ginneken, que há muito tempo foi uma vila e hoje faz parte de Breda. Lá você encontra cafés e restaurantes muito bons. O local é antigo e muito agradável. Para quem gosta de jazz ou uma boa cerveja nacional, vai adorar a atmosfera de Ginneken.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Harley-Davidson Dag







Domingo teve no centro de Breda um acontecimento que reuniu 100.000 visitantes: o centro ficou repleto de motocicletas Harley Davidson. Tinha tendinhas para comprar acessórios para as motos e para os motociclistas. Em cada canto, tinha também um palco com uma banda tocando. Tinha muuuuuuuuuuuuuuuiiiittttaa gente, mas tudo com calma e muita diversão para os amantes da HD!!!

sábado, 14 de agosto de 2010

Utrecht






Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda. Ela fica bem no meio do país e onde todas as linhas de trens se cruzam para chegar ao outro lado do país. A matriz da empresa férrea NS é aqui, assim como a matriz de um dos maiores bancos da Holanda, o Rabobank. Utrecht é também uma cidade com uma das maiores e mais antigas universidades da Holanda. A Faculdade de Direito e a Faculdade de Letras estão em prédios históricos no centro da cidade, e o restante da Universidade está em dois campi ao redor da cidade. Eu já morei nesta cidade e guardo por ela um profundo carinho. Aqui eu fiz meu mestrado, foi aqui que morei por quase um ano ( faltaram cinco dias para completar um ano), foi aqui que aprendi a amar este país, foi aqui que aprendi as minhas palavras em holandês, foi aqui que vi neve cair pela primeira vez na vida. Já faz um bom tempo, mas a cidade mudou pouco. A maioria das lojas continuam no mesmo lugar, as ruas conheço ainda bem, caminho com desenvoltura nesta cidade de pequenas ruelas, casas antigas. Lembro bem que a primeira vez que caminhei pela cidade, foi em um domingo, e achei que estava na Disneyworld. Não tinha ninguém na rua, íamos para Haia passear. Ano passado quando estive aqui pela primeira vez depois de minha volta para o Brasil, eu chorei. Chorei de saudades de um tempo que não volta mais. Eu sei que aproveitei o máximo que pude, mas deixar tudo para trás foi para mim muito difícil na época: eu amo Utrecht, eu amo a Holanda. Desta vez, eu fui a biblioteca da Faculdade de Direito ( entrada na foto 1) que fica no centro e possui três andares de livros de Direito de dar inveja a qualquer universidade brasileira. Revivi aqueles tempos de estudante. Conheço ainda todas as escadas e esconderijos para chegar mais rápido a estante desejada. Talvez hoje eu não escolha mais Utrecht para morar, porque, para mim, ela está um pouco abarrotada de gente, para quem agora está aprendendo a viver no sul do país que é mais tranquilo. Mas o meu amor por ela ainda permanece. Bedankt voor alles Utrecht. Ik hou van jou!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comida pronta




Esta postagem é para aqueles, assim como eu, que não gostam de cozinhar. Aqui o supermercado Albert Heijn vende refeições prontas em pratinhos plásticos, ideal para uma pessoa. Você fura a tampa plástica, coloca 6 minutos no microondas e pronto! É só comer! A refeição é balanceada: tem uma carne, batatas e legumes. A comida que eu mais gosto aqui é stamppot. Stamppot é purê de batata junto com ou cenouras ( que então se chama "hutspot"), ou brocoli, ou couve-flor. Você amassa tudo junto. Dizem que é comida do inverno daqui, além da famosa sopa de ervilhas. Mas para mim está muito bom comer stamppot no verão daqui, afinal a temperatura noturna está agradável em 15 C.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Música holandesa



Esta música ficou semanas no primeiro lugar das paradas aqui. Ela foi inspirada para a Copa do Mundo. Os dois cantores são muito populares por aqui: o Marco Borsato, é o Roberto Carlos deles, e o Guus Meeuwis canta pop.Abaixo está a letra, caso queiram se aventurar...

SCHOUDER AAN SCHOUDER Marco Borsato & Guus Meeuwis

We staan schouder aan schouder
Ik kijk even opzij
De blik in jouw ogen zegt alles voor mij

De wereld ligt open
Kansen genoeg
Wie bang is voor fouten
Doet 't nooit goed

Zon of regen
Wind mee of tegen
Als we schouder aan schouder staan
Zal 't vanzelf gaan
Blind van vertrouwen
Aan een half woord genoeg
Schouder aan schouder
Alsof iemand je draagt
Het mooiste ligt voor ons
Het mooiste ligt voor ons
Als we schouder aan schouder staan

Als we schouder aan schouder staan

Schouder aan schouder met hetzelfde doel
Uit hetzelfde hout, met hetzelfde gevoel
Wat er gebeurt alles kunnen we aan
Zolang we maar schouder aan schouder staan

Zon of regen
Wind mee of tegen
Als we schouder aan schouder staan
Zal 't vanzelf gaan
Blind van vertrouwen
Aan een half woord genoeg
Schouder aan schouder
Alsof iemand je draagt
Het mooiste ligt voor ons
Het mooiste ligt voor ons
Als we schouder aan schouder staan [6x]

Schouder aan schouder met hetzelfde doel

Zon of regen
Wind mee of tegen
Als we schouder aan schouder staan
Zal 't vanzelf gaan
Blind van vertrouwen
Aan een half woord genoeg
Schouder aan schouder
Alsof iemand je draagt
Het mooiste ligt voor ons
Het mooiste ligt voor ons
Als we schouder aan schouder staan

letras extraídsa do site songteksten.nl

domingo, 8 de agosto de 2010

Visitando vilas de bicicleta







Eu já comentei que aqui se usa muita bicicleta nas cidades, mas isso também é verdade quando se quer ir a outras cidades. Há muitas ciclovias interligando-as o que torna a viagem bem agradável. Visitei usando a bicicleta: Etten-Leur ( foto 2), que fica uns trinta minutos de bicicleta. O passeio é bem bonito perto de um bosque. Fui também a Zundert ( foto 3), passando por Rijsbergen. Zundert fica bem perto da fronteira com a Bélgica e é a cidade onde nasceu Vicent van Gogh, um dos pintores holandeses mais conhecidos no mundo. Na cidade existe um museu que se chama Vicent van Gogh Huis, com objetos da família dele e do tempo em que ele viveu lá. O museu onde se encontram as pinturas dele fica em Amsterdam, o Vicent van Gogh Museum, o qual recomendo uma visita para conhecer as obras deste artista e suas diferentes fases.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Povo nativo


Depois de algumas postagens, vocês conhecem um pouco das cidades, da comida, das lojas, mas e como é o povo que vive aqui? São frios? Altos? Simpáticos? Laranjas? Quero deixar claro que o que escrevo é apenas o meu ponto de vista e que de maneira nenhuma é igual a todo estrangeiro que vive aqui ou vem a passeio. Cada um tem a sua experiência. Eu conto a minha. Os holandeses e as holandesas de maneira geral têm uma beleza física invejável. Não são todos, mas a percentagem de feios é pequena, porque logo que você encontra um feio na rua, vem dois lindos caminhando atrás, portanto você esquece a feiúra e só se recorda das coisas boas da vida. Na TV, eu imagino que o departamento de recursos humanos tenham muito trabalho em saber qual é o mais bonito ou mais bonita para apresentar os telejornais. O canal Nederland 1 é o melhor de todos. Tem um monte de apresentador e apresentadora para todos os gostos. Dá prazer ver as notícias e tentar entender a língua holandesa. A estatura em média é alta. Quando eu cheguei eu vi na TV que a estatura média das holandesas é 1,67m, bem eu com os meus 1,64m estou na margem de erro, será? Você pode pensar: ah não são tão altas. Sim pode não parecer, mas vai comprar calças para você ver! Eu escutei de uma belga um conselho: "aproveite o verão e compre as bermudas feitas para elas, assim você consegue uma calça confortável, logo abaixo da canela. Porque calça, nem pensar". A belga comprou uma bermuda que ficou bem nela, como calça, e ela é um pouco mais baixa do que eu. Os holandeses são de modo geral altooosssssssss. E as próximas gerações estão cada vez mais chegando ao teto das casas, um problema para a construção civil local! Quanto ao aspecto emocional, eu acho os holandeses(as) simpáticos ( não sei se é o verão que deixa todo mundo alegre), comunicativos. É raro encontrar um que seja tímido. Eles podem parecer na deles, mas se você pergunta algo, eles respondem numa boa, e até prolongam a conversa. Dizem que há diferença entre o holandês abaixo do Reno e do Maas e os da banda de lá de cima. Eu morei em Utrecht (da banda de cima) e posso dizer que lá eles foram muito simpáticos comigo também, mas talvez os do sul não estejam ainda de saco cheio, desculpem a expressão, dos estrangeiros que vêm morar aqui e não se 'integram'. Há um grande debate sobre a quantidade de estrangeiros (allochtone) que vivem aqui e não falam holandês, e sei lá o que mais que deveriam fazer e não fazem. Posso dizer que mesmo não morando aqui, sempre que tentei me expressar em holandês, eu recebi primeiro uma cara de espanto, porque afinal como uma estrangeira que nem mora aqui, fala holandês( ou pelo menos tenta), e segundo, eles ficam tão felizes que continuam a falar comigo em holandês. Existe uma reclamação dos estrangeiros que vivem neste país que em algumas partes da Holanda, sobretudo em Amsterdam, você fala em holandês e o retorno é em inglês. Eu não passei por isso, pelo menos ainda não. Eu digo que minha língua é o português e como ninguém fala a minha língua materna, ficamos no holandês mesmo. Eu até digo que falo inglês, mas afinal estou aqui para aprender a arranhar a garganta e machucar o meu maxilar!! Bem, eles são simpáticos como eu disse, mas não esperem cumprimentos acalorados, como batidinhas nas costas e abraços afetuosos. Isso não existe por aqui. Tem sim três beijinhos no rosto, mas quando você já conhece a pessoa e se o(a) holandês (esa) depois de bater mais de um papo com você , der três beijinhos é sinal de que foram com a sua cara. Ponto para você!!!Esperem ELES (AS) darem os beijinhos. Não sejam afoitos! Eu acho engraçado que tem familiares que não se vêm faz anos, e o que fazem quando se encontram? Um aperto de mão e nada mais! Mas não é toda família assim, eu vejo no aeroporto gente nativa se abraçando, mas também foi o único local. Isso não quer dizer que eles sejam frios, eles são "contidos". Esse negócio de muito toque é demais para eles. Parecem um pouco como os autistas, mas pelo menos falam bastante. Ah isso eles fazem. Em todo lugar, toca o bendito celular. Nos trens, há lugares que é proibido atender celular ou conversar alto, é STILTE RUIMTE ( espaço silencioso). O atributo mais conhecido dos holandeses é o sovinismo, ou pão durismo mesmo. Mas eu não tenho ainda opinião formada.Na escola de holandês, uns estudantes ficaram em casa de família e um deles tinha duas fatias de pão no café da manhã e três minutos de banho por dia na casa onde ficou. Não é lá uma boa propaganda para os holandeses. Mas eu vejo que eles gostam de comprar, talvez quando a coisa aperte, eles não comprem muito. Ou será que eles são sovinas para os outros e para eles mesmos não? Fico sem resposta. Eu sei que a palavra que mais ouço por aqui é : zelfvertrouwen = auto-confiança. E eles tem mesmo, porque se acham!!!!Eles gostam de dizer que a lingua é dificil, portanto eles são capazes de falar uma língua complicada. Eles gostam de experimentar um monte de coisa nova, de falar confiante, de dizer que fazem isso e aquilo. As crianças são "treinadas" a serem independentes desde pequena, quem mostra insegurança, tem acompanhamento psicológico. Eles falam direto o que acham, sem rodeios, e a outra pessoa não tem um chilique, ela escuta e argumenta e assim começa a discussão em um nível, que eu particularmente nunca vi no Brasil, nem mesmo em debates na televisão. Eles não alteram a voz. Falam e escutam. Falam e escutam. Ninguém precisa concordar com você e nem deixam de ser seu amigo por pensar diferente. Apenas expressam sua opinião. O povo holandês não é perfeito, mas eles, ao longo do tempo, aprenderam a viver em sociedade e todo mundo sabe que tem seu espaço e que ele é pequeno porque logo ao lado tem outro holandês. O aprendizado de outras culturas é algo muito interessante, sempre há aspectos positivos a incorporar no nosso meio de vida. Quiças, eu aprenda a auto-confiança que ficou perdida em algum canto da minha vida como brasileira.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lojas tipicamente holandesas












Você não anda no centro de uma cidade sem encontrá-las. Elas estão por toda Holanda e todo mundo as conhece, então lá vão as dicas de compras de um bom conhecedor da cultura consumista neerlandesa. Primeiro, aqui se lê muito, para um país de mais de 16 milhões de habitantes e mais uns tantos belgas que falam a mesma língua, a indústria gráfica de livros fatura bem. A foto 1 mostra uma livraria de 5 andares em Rotterdam, a Donner. Em toda a Holanda, a maior cadeia de livrarias interligadas é a Selexyz que em cada cidade ou cada região recebe um nome diferente, por exemplo em Utrecht é Broese, em Tilburg e Breda é Gianotten. Não encontrou o livro desejado, eles vasculham no computador qual filial tem o exemplar que você quer e em menos de 48 horas é só passar na loja mais perto e o livro estará lá reservado para você por umas duas semanas. HEMA é uma loja de departamentos com artigos mais baratos, mas com certa qualidade. É boa para comprar meias, toalhas, artigos de escritório, acessórios para bicicletas, e tem um rookworst ( um tipo de salsicha) muito bom. Vale a pena saborear um "broodje met rookworst" ( sanduíche de rookworst). A V&D é uma grande loja de departamentos, com muito artigos de escritório, roupas, livros, cama, mesa, banho, talheres, pratos, etc etc etc Tem um café e restaurante self-service bem apreciado. Está um nível acima da HEMA. A loja de departamentos de maior nível é a De Bijenkorf ( literalmente colmeia). Ela tem tudo que a V&D tem, com um preço mais salgado. Porém os artigos são, pelo que dizem por aqui, de melhor qualidade. Bem, eu não poderia deixar de comentar da maior rede de drogarias da Holanda: a Kruidvat. Ela vende um monte de creme: creme para jovens, adultas, senhoras, adultos e senhores. Creme da nivea, l'oreal, olaz, didermine e produtos da marca de drogaria cujos preços são impensáveis no Brasil. Você compra um creme bom da marca Kruidvat por 2,25 euros!!!! Produto aprovado pelo Consumentenbond, que é o Procon daqui. Tem creme hidratante, regenerador, anti-rugas, colágeno, um concentrado multi-vitamínico, tem creme para pele seca, meio seca, mista, normal, meio oleosa, mais oleosa. Shampoo? Também tem de todo tipo e marca. Condicionador? Acompanha a mesma linha do shampoo. Pasta de dente, escova de dente, desodorantes, sabonetes, sabonetes cremosos, tinturas de cabelo, escovas, pentes. Eles vendem lentes de contato gelatinosas também. Produtos para higienizar e acondicionar lentes rígidas e gelatinosas, para olhos sensíveis e não tão sensíveis. Tem também um monte de vitaminas de A a Z, de potes pequenos a grandes. Tem preparados homeopáticos contra dor de garganta, tosse, resfriado, dor de estômago, insônia, falta de memória, stress, alergia, picada de mosquito. Agora o negócio é ficar atento nas promoções: 2+1 grátis. Você compra dois produtos de uma marca e o terceiro é de graça. Quando eles querem acabar com o estoque, daí os preços despencam mesmo. É gente, é um mundo capitalista muito cruel. Não tem como você não entrar e não levar algo...uma desgraça!!!!! Ah quase ia me esquecendo tem também a C&A que é original da Holanda, mas essa tem no mundo todo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

's Hertogenbosch














's Hertogenbosch, ou apenas Den Bosch ( a pronúncia é "den bós"), é outra cidade de Noord-Brabant. Eu já havia estado aqui uma vez, mas desta vez eu tive tempo de conhecê-la melhor. Posso dizer que é uma das cidades na minha lista que eu escolheria morar. Gostei demais. Pode ser que depois de um tempo todo mundo ache que as cidades holandesas são parecidas com os mesmos estilos de casas, com o centro com as mesmas lojas, mas eu acho que cada cidade tem o seu toque particular. Den Bosch, por exemplo, não tem Grote Markt, apenas Markt. A Catedral de São João não fica na Markt, aliás, é uma catedral muito bonita, dizem por aqui que é a mais bonita da Holanda, portanto anotem no caderninho. O interessante é andar pela cidade e de repente dar com uma vista do campo, ao lado do rio que corta a cidade. Ou você caminha e acha um pequeno canal, um lugar calmo longe das lojas. O que mais me impressiona nas cidades e vilas holandesas é que elas têm muitas lojas, talvez porque ainda não esteja dissiminada a idéia de shopping centers, o centro é para onde as pessoas vão fazer compras. Algumas vezes tem um winkelcentrum, que seria para nós um centro comercial com algumas lojas. Bem, só sei que minhas pernas estão moídas de tanto andar, mas meus olhos querem ver mais...